Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Duas Amigas, Um Blog

Duas amigas de longa data e algumas das histórias que têm para contar. No fundo duas raparigas com uma grande capacidade para dizer parvoíces..

Duas Amigas, Um Blog

Duas amigas de longa data e algumas das histórias que têm para contar. No fundo duas raparigas com uma grande capacidade para dizer parvoíces..

Um desabafo

Faz hoje seis meses que a razão pela qual fiquei desempregada aconteceu.

Nestes seis meses tenho estado inscrita no centro de emprego da minha zona e tenho cumprido as regras que me permitem receber o subsídio, visto que tenho direito a ele. Vou de 15 em 15 dias marcar presença embora isso não me ajude realmente a ter um emprego novo.

Mando todas as semanas uma email a responder a uma oferta de emprego ou faço uma candidatura a algum sitio e de todas só obtive duas respostas, ambas negativas.

Sinto-me mesmo a ficar desmotivada. Nem é pelas não-respostas, que eu já antecipava. É mesmo pela situação, por ter de passar dias a pensar que até ter o subsídio ao menos tenho alguma coisa, mas por muito que queira não posso forçar ninguém a dar-me emprego.

Penso em muitas coisas nos dias mais complicados. Nos dias bons parece que estou de férias, trato de alguns afazeres domésticos, leio e vejo televisão, venho à internet mas tenho quase sempre alguma meta pequenina no dia para me fazer mexer e, se não pensar muito nisso, esquecer que o prazo está a passar.

Sempre fui do estilo de ver o copo meio-vazio. Sei que há pessoas bem pior que eu, e parece egoísta, despropositado e parcial pensar que estou melhor que outros, mas o ser humano compara e relativiza para justificar a si mesmo a sua forma de ser. Eu sei que poderia ser melhor que isto mas ajuda-me a encarar cada dia se pensar que tenho vantagem em relação a outros. É mesmo assim, certamente que muitos outros pensam igual...

Penso muitas coisas pouco alegres durante o dia. Faço cenários na minha cabeça, imagino como seria se tomasse certas opções...não me orgulho disso, mas cada vez tenho mais respeito pelas pessoas que tentam mas não conseguem vencer depressões e outras coisas parecidas. É muito dificil manter um estado e espírito socialmente simpático quando cá dentro todo o tipo de pensamentos mais negativos circulam a toda a hora.

As coisas não assim tão más para mim eu sei. E nos últimos dias até me falaram em coisas que poderia vir a fazer, tenho esperança de ter uma ocupação ou talvez um emprego, mas... penso tantas vezes no tempo que estudei, no dinheiro que os meus pais gastaram e eu não aproveitei. Arrependo-me muito da opção que tomei e embora saiba que nunca iria seguir caminhos mais lucrativos em termos de estudos, sempre me inclinei para as línguas e humanidades afinal, mas claro, depois de passarmos pelas coisas... é que realmente estudar afincadamente - confesso que nem sempre o fiz - e estar nas aulas e ser certinho e justo e tentar fazer tudo como deve ser não nos garante o futuro prometido; ser simpático, ambicioso, forte e decidido, determinado e confiante é o que nos faz conseguir coisas mesmo em condições que não seriam as mais fáceis. Mas eu não sou nada dessas coisas, e sei que me prejudico, mas não tenho mesmo força para fingir ser o que se calhar os outros gostavam que eu fosse.

É complicado. Eu nem queria luxos, mas poder um dia ter a minha casa, fazer coisas à minha vontade... enfim, o que qualquer pessoa imagina para a vida.

Sinto-me muito angustiada a maior parte dos dias. Não consigo parar de pensar nas coisas difíceis, nos tempos maus que poderão vir, nas coisas que assumi e depois possa não poder cumprir. Um cidadão tem tantas coisas às quais está preso, mas quando precisa de um emprego ele nem sempre ali está.

Enfim, é só um desabafo. Há dias em que não dá mesmo para ignorar.

Necas

3 comentários

Comentar post