Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Duas Amigas, Um Blog

Duas amigas de longa data e algumas das histórias que têm para contar. No fundo duas raparigas com uma grande capacidade para dizer parvoíces..

Duas Amigas, Um Blog

Duas amigas de longa data e algumas das histórias que têm para contar. No fundo duas raparigas com uma grande capacidade para dizer parvoíces..

Mestre de culinária

No domingo à tarde deu-me para aventuras culinárias...er...a  bem da verdade eu não sou assim grande coisa na cozinha, safo-me, mas não sou um mestre. Mas no que toca à doçaria a coisa é assim um bocado deprimente porque quer-me parecer que os meus dotes nessa àrea são pior que maus.

Até podia descarrilar aqui todas as minhas tristes tentativas de fazer um doce decente desde os pastéis de nata duros ao semifrio de morango a derreter, mas foquemo-nos apenas nesta ultima maluqueira.

Meti na cabeça que iria fazer uns folhadinhos de limão. Andava com a tara do limão há semanas depois de a minha mãe me dizer para fazer um bolo e eu a querer fazer de limão mas depois ela praticamente me "obrigou" a fazer de iogurte, enfim. Mas a ideia do limão ficou...

E ficou...

E quando vi uma receita de um creme de limão para meter em folhados e pastéis foi amor á primeira vista e como dizem os locutores da rádio nos relatos da bola, pensei para mim: "já está".

Apontei a tal receita (e na foto aquilo tinha um aspecto aveludado e macio) e passei o dia de domingo a sonhar com a maravilha da criação que ia fazer. Chegaram as 18h e lá fui eu saltitando (metaforicamente claro) para a cozinha para fazer os folhados mais deliciosos que a minha familia alguma vez provaria.

Ha.

Primeiro que tudo tive de esticar a massa folhada, coisa que até correu bem,afinal era da congelado, só tive de juntar farinha e cortar como eu queria, como se pode ver na foto abaixo.

 

 

Depois fui fazer o tal creme e aquilo levava sumo de 4 limões, bem como raspas de um. Entreti-me verdadeiramente a fazer aquilo enquanto no canal Hollywood ia vendo o John Travolta a fazer de mulher obesa lol

Bom, não sei bem como aconteceu mas para variar a manteiga detestou a ideia de ser usada e não derreteu como a receita dizia que devia (a manteiga detesta-me desde que quis fazer creme de manteiga para o bolo de bolacha, outro dos meus falhanços, vá-se lá perceber), logo o interior do tacho onde eu deveria deixar tudo num creme quase grosso era assim um bocado desleixado de se ver.

 

 

Ainda assim continuei o já eventual desastre e até pedi à minha mãe que batesse as natas com o açucar baunilhado e ela, como a verdadeira mestre que é, conseguiu a proeza com mérito. Nessa altura o pouco creme que tinha até sabia mais ou menos porque eu tinha-lhe posto montes de açucar e depois de juntar as natas aquilo ficou da cor que tinha na foto original da receita e eu pensei "ena pá, vou conseguir!".

Quando provei aquilo tive dó de mim mesma....credo, sabia tão mal, tão amargo! Como podia ser, se eu tinha juntado açucar até mais não??

Obviamente as natas não combinam com sumo de limão, só pode.

Insisti na batalha perdida e juntei ainda mais açucar e juro que não sei como aquilo não resultou numa overdose de açucar mas a verdade é que três tentativas depois ainda sabia algo amargo.

Pensei, "olha que se lixe" e fui para a frente com a coisa. Meti creme no meio dos folhados, levei ao forno e ficaram assim:

 

 

Fora a parte de eu me ter esquecido de comprar papel vegetal para o raio dos folhados não se colarem e de o creme ter escorrido para fora e os folhados terem ficado feios (ou seja, tudo), o resultado final foi ligeiramente mau.

Mas isto não impediu o meu irmão de os querer comer todos.

 

Por isso duas lições a tirar daqui:

1) o meu irmão comerá qualquer porcaria;

2) não voltar a usar limão nas minhas aventuras de cozinha.

 

Na semana que vem vou tentar com laranja....certamente a parte do sabor não deve correr igual e se tiver sucesso até estou a pensar fazer um upgrade para morangos....

 

Necas

Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.